Como dinamizar a Pastoral do Dízimo?
Além de ser uma prática de entrega a Deus, o serviço pastoral requer, de líderes e membros, uma dedicação incansável. Quando nos referimos à Pastoral do Dízimo, então, lidamos com a necessidade de desmistificar dúvidas e julgamentos acerca da contribuição, bem como destacar sua importância para a vida do cristão.
A ideia deste post é te auxiliar com dicas estratégicas à sua Pastoral do Dízimo, trazendo mais dinamismo para as ações do dia a dia e com a comunidade. Continue a leitura e saiba mais!
Conte com uma equipe estruturada

Para início de conversa, os participantes da pastoral devem saber quais as atribuições de cada um. Com a clara consciência acerca de suas responsabilidades, o trabalho acontece de forma mais fácil e espontânea. É interessante definir uma equipe com coordenadores que sejam parceiros do pároco, uma vez que o diálogo e a confiança geram frutos e ajudam a fazer a pastoral crescer.
CONHEÇA AGORA:
Ebook: Dicas para potencializar a Pastoral do Dízimo
.
Incentive a formação dos membros da pastoral

Não existe bom jogador de futebol sem que ele vá para o campo e treine repetidas vezes. Com a Pastoral do Dízimo é a mesma coisa. Organize um ciclo de formações que possa favorecer o aprendizado prático e teórico dos seus membros, capacitando-os para realizar um excelente trabalho evangelizador. Afinal, para ajudar a comunidade e esclarecer dúvidas, é preciso, antes de mais nada, ter pleno conhecimento sobre o assunto.
Planejamento estratégico é tudo

Sabemos que existem inúmeras tarefas para fazer em uma pastoral. Por isso, é muito importante desenvolver um plano de ação. Com objetivos e metas devidamente traçados, os esforços ganham uma concentração maior no sentido de concretizá-los. Se a sua Pastoral do Dízimo ainda não trabalha com esse processo, é hora de organizar a equipe e desenvolver o planejamento de vocês. Isso dará um verdadeiro dinamismo em recursos e capacidade!
Evangelização em primeiro lugar

Não é porque estamos falando da Pastoral do Dízimo que ela deve trabalhar apenas com foco na arrecadação financeira. Muito pelo contrário! Em qualquer pastoral, o serviço mais importante é sempre a evangelização. Tenha como prática questionar se a sua equipe tem evangelizado num processo de discipulado. A matéria-prima para conquistar um bom dizimista é a evangelização!
Proporcione a convivência em comunidade

Da mesma forma que as palestras e encontros de espiritualidade são necessários para uma boa pastoral, o convívio com outros irmãos da comunidade possibilita o compartilhamento do amor, da fé e de um olhar de fora que, muitas vezes, inspira novas ideias para o serviço pastoral. Por isso, procure incluir no calendário da equipe momentos de lazer e de partilha.
Invista em comunicação

Existe muita coisa boa que pode ser usada em benefício da ação pastoral. Busque voluntários ou uma ajuda profissional para melhorar o posicionamento da paróquia nas redes sociais, inclusive na maneira de se relacionar com os paroquianos. Um visual novo e atrativo pode gerar mais engajamento dos fiéis. Não tenha medo de investir recursos humanos e financeiros para buscar maiores resultados!
E aí, o que achou das nossas dicas? Esperamos que elas possam ajudar a tornar sua Pastoral do Dízimo mais dinâmica e fortalecida!