Estoque parado na minha loja católica: o que fazer?
Não é raro que, em uma loja, certos produtos acabem ficando parados no estoque devido às mudanças de comportamento dos consumidores. Em um estabelecimento católico, isso não é diferente. Afinal, a Igreja possui um calendário específico, com ciclos e datas especiais em que alguns produtos acabam vendendo mais ou menos, dependendo da ocasião. Pensando nisso, preparamos 6 dicas que irão lhe ajudar a fazer o seu estoque parado girar, proporcionando novas oportunidades e mais lucros para a sua loja. Confira:
1. Seus produtos com um novo olhar
Em um primeiro momento, essa dica pode parecer um pouco poética, e não muito prática. Afinal, como olhar para um produto irá me ajudar a vendê-lo? Calma, já explicaremos.
Pelo fato de seus itens estarem há muito tempo em sua loja, pode ser que você já tenha se acostumado com o lugar que eles ocupam e, consequentemente, até mesmo tenha enjoado de vê-los. Mais do que isso, seus clientes também já podem ter se acostumado a ver determinados produtos e, portanto, não notam mais a sua presença. Eles acabam se tornando mais peças de decoração em sua loja do que itens a serem vendidos.
É por esse motivo que lhe convidamos a ver esses itens com um novo olhar, de uma nova forma. Buscar mudá-los de lugar, talvez colocá-los na vitrine, caso sua loja possua uma. Tente imaginar que tais produtos acabaram de chegar e você quer divulgá-los, quer que seus clientes os percebam.
2. Divulgue novamente
Sua loja possui páginas nas redes sociais, certo? Então, que tal tirar novas fotos de seu estoque parado? Assim como sugerimos mudá-los de lugar, a ideia aqui é que eles sejam divulgados novamente. Porém, não com as mesmas fotos e legendas; por exemplo, imagine que, são peças recém-chegadas à sua loja e que, por isso, merecem ser divulgadas da melhor maneira.
Então, faça fotos com sugestões de uso, utilize elementos para compor um contexto e crie um cenário que valorize o produto. A ideia é que seus clientes visualizem esses itens de uma forma nova e atrativa, como se fossem ideais para uma ocasião especial ou um presente.
Além disso, considere explorar as possibilidades de reels e vídeos curtos, que têm um grande alcance nas redes sociais. Um pequeno take mostrando a utilidade do produto ou uma dica de como ele pode ser usado pode gerar mais interesse e engajamento. E então, você transforma esses produtos parados em oportunidades reais de venda.
3. Siga as dicas do Maurício para acabar com o estoque parado
Ninguém quer prejuízo em seu comércio, por isso, o CEO da Lírio do Vale, Maurício Magne, traz algumas dicas para reverter a situação do estoque parado e fazer as vendas acontecerem.
No vídeo abaixo, você confere 3 soluções essenciais para você se livrar dos produtos parados. Confira!
4. Apresente os produtos para novos clientes
É comum termos em nossas lojas aquelas pessoas que sempre estão visitando. Mas toda loja possui também novos clientes, o que é ótimo e benéfico para o comércio.
Dessa forma, uma ótima estratégia para fazer girar o estoque, aparentemente empacado, é apresentá-los para esses novos clientes. Quem sabe esses itens não eram exatamente o que eles estavam procurando?
Por outro lado, considere realizar promoções exclusivas para quem visita sua loja pela primeira vez ou, até mesmo, uma ação de boas-vindas, onde esses novos clientes tenham um desconto especial ao adquirir produtos do estoque parado. Esse tipo de incentivo ajuda a atrair a atenção para produtos que estavam esquecidos e, ao mesmo tempo, cria uma experiência positiva para o cliente, aumentando as chances de que ele retorne.
5. Crie uma ação de vendas
Realize, primeiramente, alguma ação diferenciada com seus produtos parados. Uma ideia seria algum tipo de promoção com descontos. Além disso, outra ideia seria a criação de kits para datas comemorativas, kits para presentes e boxes especiais.
Dessa forma, você pode inserir esses produtos em algum tipo de ação até mesmo com produtos novos, utilizando itens relacionados e aqueles que estão parados no estoque de sua loja. Novamente, nossa dica é: utilize e explore a sua criatividade.
6. Faça uma Live Shop do seu estoque parado
Uma das grandes vantagens que as redes sociais nos possibilitam é a oportunidade de nos conectarmos com nossos clientes de maneira mais rápida e direta. Além disso, um conceito que tem dado muito certo, tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais, é o de Live Shop, em que os produtos são apresentados ao vivo pelo Instagram, YouTube, Facebook, ou para as três plataformas de uma só vez.
Se você ainda não tem o costume de realizar esse tipo de ação, recomendamos que estude, assista a lives de outras lojas e se prepare bem. Não deixe de fazer! Essa ação irá ajudar a vender tanto os produtos parados em estoque, quanto os lançamentos de sua loja. O ideal seria apresentar os produtos mais antigos, logo após um produto novo, ou seja, ir intercalando as peças de sua loja no decorrer da live.
É comum que, durante esses eventos, seja oferecido um desconto especial, ou seja dado algum tipo de brinde para os clientes que comprarem durante a ação. Esperamos que com essas dicas, você tenha novas inspirações para a sua loja e, principalmente, aumente suas vendas.
Quer mais dicas? Continue navegando em nosso blog para ter novas ideias!
Acompanhe-nos também nas redes sociais!
▶ @lv.artigosreligiosos no Instagram e Facebook
▶ www.lvartigosreligiosos.com.br