Como planejar uma campanha de Black Friday em minha loja católica?
No Brasil, a Black Friday entrou no calendário comercial a partir de 2010 e sempre ocorre na última sexta-feira do mês de novembro. De lá pra cá, a ação se expandiu para praticamente todo o comércio, apresentando resultados crescentes de vendas a cada ano.
Mais do que saber a origem da data, ou do termo Black Friday, o mais importante é entender que essa data já faz parte do calendário e do planejamento, tanto de lojistas quanto de consumidores, que já se preparam para adquirir muitos produtos durante a temporada de descontos.
Embora o termo se refira apenas ao dia da sexta-feira em si, é comum que descontos se estendem por quase todo o mês de novembro, aquecendo as vendas da temporada. Várias lojas de produtos religiosos já aderiram à data, oferecendo oportunidades para todos os seus clientes adquirirem produtos de qualidade e preços ainda mais acessíveis.
Este dia é uma grande oportunidade para as marcas atraírem a atenção dos consumidores, no entanto, é necessário se atentar a diversos pontos para obter os melhores resultados. Quer saber como? Então continue conosco e saiba como planejar uma boa campanha de Black Friday.
1. Planejar
Antes de realizar qualquer ação, planejar é um passo muito importante! Planeje em quais plataformas você irá atuar com as campanhas de divulgação de suas promoções, se será no WhatsApp, Instagram, Facebook, site, ou outras plataformas.
Além de definir onde investir em divulgação, é necessário que você planeje, antes de iniciar a campanha em si, quais serão suas estratégias, em quais produtos que você irá focar seus descontos, a logística de entrega dos itens vendidos nesta data, para assim, obedecer os prazos combinados com o cliente, entre outras questões.
2. Divulgue o quanto antes
Uma marca presente nas redes sociais tem um grande espaço para que, a partir dali, possa crescer ainda mais. Por isso, não perca tempo em divulgar sua Black Friday de todas as formas possíveis.
Lembre-se que uma semana antes da Black, os consumidores são atacados com anúncios de ofertas. Então, planeje a sua campanha e vá criando uma relação com os seus clientes fiéis, para prepará-los para esse momento.
3. Relacionamento com o cliente
O sucesso depende do planejamento e da divulgação, mas garantir uma boa experiência ao cliente é igualmente essencial. Por isso, invista no relacionamento com o consumidor para conquistar uma nova base de clientes fiéis!
Um bom atendimento e uma boa experiência do cliente durante todo o processo de compra, aumenta as chances do cliente voltar a comprar em sua loja. Durante a Black Friday novos clientes visitarão o seu negócio, portanto procure fazer com que eles saiam satisfeitos da sua loja.
4. Prepare a sua vitrine
É importante criar espaços na vitrine e no interior da loja mostrando os produtos que estão participando da Black Friday. Assim, além de ajudar os vendedores a direcionarem os clientes, esse tipo de iniciativa chama a atenção de quem está passando pela rua.
Com esse diferencial, quando o consumidor se depara com um ambiente bem cuidado e atualizado, faz com que ele se sinta valorizado e consequentemente, mais propenso a comprar e ser fiel a marca.
Para as redes sociais, prepare banners especiais que divulguem os produtos em que entraram na Black Friday, lembrando o cliente de passar na sua loja para conferir as ofertas.
5. Prepare a equipe
É preciso ter um time bem preparado e com conhecimento sobre os produtos que oferece. O atendimento pode ser o fator determinante para o sucesso da sua loja durante toda a Black Friday, por isso, você deve dar sempre o melhor aos clientes.
Também é importante que os vendedores sejam instruídos a oferecer promoções aos clientes além dos itens que eles estiverem procurando, isso pode ajudar a aumentar o ticket médio da sua loja.
6. Prepare o seu estoque!
Prepare o estoque de acordo com a sua expectativa de venda, para que não falte nenhum item. Além disso, faça uma análise de quais produtos entrarão em promoção. Seria válido colocar desconto em um produto que você já vende naturalmente?
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