Como vender artigos religiosos com o apoio das redes sociais
Não basta que compremos artigos religiosos em grande quantidade, mas que saibamos vendê-los para o nosso cliente, afinal, o propósito deles é evangelizar, aproximando as pessoas de Deus e de personalidades que inspiram a seguir os ensinamentos Dele.
Em nossas paróquias e comunidades, muitas secretárias e párocos compram os produtos da Lírio do Vale para revender em suas lojas, pois encontram aqui muitos produtos personalizados e especiais, que suscitam a evangelização, a fim de que seus paroquianos e clientes possam fortalecer suas devoções com eles e, do mesmo modo, ajudar na arrecadação de fundos mensais.
Para poder te ajudar a expandir as vendas e levá-las para muitos que moram ao redor, frequentam a Igreja, para os amigos, conhecidos e todos os que possam ser clientes, preparamos esse blogpost falando sobre as redes sociais, com dicas para que dentro da sua realidade, seja possível inovar! Afinal, o Brasil é o país que mais consome e utiliza as redes sociais.
Como consumidores diários delas, sabemos que boas postagens e produtos interessantes chamam a nossa atenção. Assim, queremos proporcionar a você, que assim como nós somos consumidores destes meios de comunicação, a sua loja, os seus produtos, também possam fazer parte desta lista de publicações que despertam o interesse das pessoas.
Conheça seu cliente
Para começar a desenvolver este projeto com suas redes sociais, é importante que conheça seu cliente, seus produtos e serviços. Assim, conseguirá melhor direcionar cada uma de suas publicações para o público certo, seja ele ainda um cliente em potencial.
Por isso, veja quais produtos você tem à disposição, pense em quem geralmente o compra e então, elenque:
- Média de idade (Ex.: 30 a 40 anos);
- Qual sua classe social?
- Qual seu estado civil?
- Tem filhos?
- Mora na mesma região?
- É atuante de algum ministério da Igreja?
- Com que frequência compra?
- Que tipos de produto geralmente compra?
A partir de suas respostas, defina uma ou até 3 personas, para que sua abordagem possa ser mais assertiva. Mas claro, não significa que precisará apenas atender este público, mas que eles serão o seu alvo e, possivelmente, o seu acerto seja mais garantido.
Invista no seu perfil do Instagram
O Instagram é uma grande rede social e, consequentemente, uma ótima ferramenta para alcançar o seu público. Ele retrata muito do cotidiano, permite usar e abusar das hashtags e compartilhar novidades, dia a dia, promoções, tudo em tempo real na ferramenta Stories.
Usar a plataforma é muito simples, mas é importante que alguns detalhes sejam levados em conta. Veja conosco esta lista, que lhe ajudará a criar uma conta ou então a melhorar a que você já possui:
- Tenha um nome de usuário fácil para que as pessoas possam encontrar o seu perfil. Por exemplo, não coloque @pscjmgds para uma paróquia que se chama “Sagrado Coração de Jesus” da cidade de Mato Grosso do Sul; coloque algo como @psagradocoracaomgs;
- Uma bio super organizada, direta e objetiva é essencial;
- Fotos de qualidade de cada produto, além de artes bem produzidas, são muito necessárias, pois neste caso, estamos falando da vitrine virtual da sua loja;
- Legendas! As legendas são importantíssimas quando postamos alguma informação ou imagem de produtos, pois deve conter uma breve explicação do produto e o valor. Também é interessante que se coloque um meio de contato para mais informações, seja WhatsApp ou telefone fixo, assim como também o endereço;
- Os Stories devem ser bem feitos, com artes de tamanho próprio para esta ferramenta, assim como também, com legendas, hashtags e gifs bem feitos, com coerência e harmonia;
- Por último, mas não menos importante, os destaques devem ser bem organizados, por categorias, evitando que sejam criados vários para o mesmo assunto. Também é essencial que os nomes deles sejam simples, legíveis e compreensíveis.
Assim, você alcançará um feed atrativo, fácil para que se encontre as informações, e deste modo, terá muito engajamento, fazendo com que os seus seguidores tornem-se clientes.
Esteja no Facebook
O Facebook é uma rede social que reforça a presença digital da empresa. Deste modo, é importante que além do Instagram, sua loja de artigos religiosos esteja presente também por lá. Mas calma, não se desespere por pensar que é muita coisa, pois aqui as regras são bem parecidas e, hoje em dia, ambas as redes sociais são integradas, otimizando as publicações. Dentro do Instagram, você pode vincular sua conta e assim, postar em ambas ao mesmo tempo.
Além destas facilidades, o Facebook não é uma rede social esquecida como muitas pessoas dizem, muito pelo contrário, em determinados públicos ele é até mais relevante que o próprio Instagram, com maior resultado.
Para que o Facebook também possa ser eficaz, é importante que aqui os conteúdos sejam igualmente de qualidade, bem pensados e planejados.
A dica é que seja feito uma página para sua loja, ao invés de um perfil simples como nós temos atualmente. Informe-se bem e crie sua página.
- Capa: Para a capa, é importante e inteligente que se crie imagens e designs bem elaborados, colocando temas, como promoções, santos ou uma chamada especial para aquele mês;
- Perfil: Evite trocar de foto de perfil a todo instante, além do que é ótimo que se utilize imagem de sua identidade visual;
- Biografia: No local da biografia, você terá espaço para colocar suas informações. Assim como no Instagram, faça ela de forma organizada, direta e objetiva, com as informações necessárias.
Aproveite os recursos do WhatsApp
O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. Por isso, ele não pode ser deixado de lado quando o assunto é vender seus artigos religiosos.
Utilizá-lo pode ser uma grande sacada do seu negócio para estar ainda mais conectado e presente diante do seu cliente. Utilize com moderação, para não invadir a privacidade de ninguém, mas seja criativo.
- Insira o link do seu WhatsApp nos perfis do Instagram e Facebook, como forma de tornar esse o contato oficial da sua loja, facilitando o acesso de quem deseja buscar uma informação ou realizar uma compra on-line;
- Ao invés de criar um grupo com seus clientes, faça uma lista de transmissão. Nela, você enviará a mesma mensagem para todos ao mesmo tempo e eles receberão individualmente (no privado) suas novidades;
- Tenha em sua mão um portfólio dos seus produtos para sempre disponibilizar ao seu cliente quando solicitado.
O WhatsApp é uma grande ferramenta, que possibilita agilidade, facilidade e acima de tudo, proximidade com o cliente. Contudo, é importante que estejamos sempre atentos para não sermos invasivos e utilizemos essa rede social para o seu verdadeiro fim: a facilidade.
Viu só? As redes sociais são grandes aliadas daqueles que desejam vender melhor seus produtos, inclusive artigos religiosos. Não se engane em pensar que, por ser do ramo religioso, você não terá sucesso em suas redes sociais.
Mas é importante que se lembre sempre que uma foto de qualidade, focada no produto, auxiliará muito, assim como um Reels bem produzido, um bom Stories etc. A verdade é que não temos desculpas hoje em dia para não criar conteúdos de qualidade, afinal, o smartphone que carregamos em nossas mãos é a maior das ferramentas que precisamos, senão a única.
Comece a colocar em prática a ideia de suas redes sociais e aproveite para além de vender, aprender muito. Seja criativo, utilize de seu conteúdo e crie algo inovador. Seja ousado e presente nas mídias sociais!
E, precisando de um fornecedor de qualidade, já sabe com quem contar, não é mesmo? Há mais de 5 anos no mercado, a Lírio do Vale oferece um portfólio completo e variado de artigos religiosos da melhor qualidade e com o melhor custo-benefício. Acesse nosso site e saiba mais!
Leia também:
– Como usar o Instagram Shopping para vender artigos religiosos?
– Empreender: revenda de produtos católicos é um bom negócio?