Prepare sua loja católica para um novo ano
Todo ano traz novas oportunidades para perseguir sonhos e objetivos. O início de um novo ano é o momento ideal para refletir sobre o passado, reavaliar ações e planejar o futuro, mesmo sem prever tudo (como 2020 nos mostrou). Para quem tem uma loja católica, o planejamento é crucial para o sucesso nas vendas, pois sem ele, o negócio fica à deriva, à mercê do acaso.
Mas, se você nunca realizou um planejamento e não sabe nem por onde começar para preparar sua loja para o novo ano, fique tranquilo! Neste post, você irá conhecer excelentes dicas para iniciar seu novo ano com tudo em cima.
Então, pegue papel, caneta e… mãos à obra!
Estabelecimento de suas metas
Como já foi mencionado, é muito importante olhar para o ano que passou a fim de potencializar os acertos e evitar os erros. Por isso, olhar para o passado é o primeiro passo.
Feito isso, é hora de traçar as suas metas a longo prazo. Nessa etapa, é ideal ser realista, analisar o que já aconteceu e definir objetivos e metas com base nas suas possibilidades.
Para isso, uma dica é utilizar o conceito de metas SMART, inventado por Peter Drucker e cujo nome vem das iniciais (em inglês) das palavras: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Depois de definir suas metas, é hora de pensar nas ações que você precisa tomar para alcançá-las. Ou seja, você irá transformar a meta maior em pequenas metas menores, com um prazo específico para serem executadas.
Planejamento de ações no ano todo
Essa etapa é muito importante, pois você definirá, mês a mês, as ações, campanhas e promoções que implementará ao longo do ano. Tenha em mãos um calendário com as principais datas comemorativas, e também, algumas menores, mas que podem ser oportunidades de surpreender seus clientes com ações específicas.
Como estamos falando de lojas de artigos religiosos, algo que irá ajudar muito é utilizar um calendário litúrgico, assim você não irá esquecer dos tempos fortes da nossa fé, nem das datas das festas dos principais santos, devoções marianas e solenidades importantes.
Para a realização dessa etapa do planejamento, é muito útil o uso de um planner, assim você já anota as principais ações e insights que possam surgir em outro momento. Aliás, que tal o nosso planner? Clique aqui e baixe agora! Nele, você vai encontrar as principais datas a serem trabalhadas, além de sugestões de artigos católicos que não podem faltar em determinados períodos do ano.
Planejamento de grandes campanhas
Essa etapa está intimamente relacionada com a anterior, mas aqui você irá focar apenas em algumas grandes campanhas, por exemplo: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal.
É claro que vale incluir outras menores, como as festas de Nossa Senhora, entre outras litúrgicas comuns da sua região.
Nesta etapa, procure pensar em cada detalhe. Você precisará alinhar algumas ações com fornecedores, preparar uma decoração diferenciada, criar brindes, combos especiais, cartões, embalagens e cuidar de diversos outros detalhes.
Planeje, inclusive, o estoque necessário para essas datas, qual produto você pretende vender mais, qual público quer atingir com cada campanha.
Elaboração na suas ações de marketing
Sabemos que nem todas as lojas podem contar com a ajuda profissional de uma agência ou equipe de marketing, mas é importante planejar pelo menos o mínimo para que a sua loja tenha mais visibilidade.
Se você não sabe por onde começar, tente pelas redes sociais, principalmente o Instagram e o Facebook. Então, com o olhar no planejamento anual que você fez, programe as postagens, as artes que precisarão ser desenvolvidas, etc.
Procure por bons sites e vídeos para que você possa aprender o básico para iniciar no mundo do marketing. Aproveite para ler este texto de nosso blog:
Esperamos que essas dicas possam te ajudar a alavancar ainda mais a sua loja católica e, consequentemente, evangelizar ainda mais no próximo ano. Para você não esquecer de nada, vamos recapitular? Estabeleça suas metas, planeje suas ações mês a mês, pense com detalhes em campanhas maiores e faça um planejamento de marketing. Ufa!
Que você tenha um excelentes ano de vendas!
Leia também: