7 Curiosidades de Nossa Senhora Aparecida que todo católico deve saber
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a Padroeira do Brasil, nossa querida mãe, guardiã e protetora. Durante o mês de outubro, milhares de devotos realizam suas peregrinações até o Santuário Nacional, em Aparecida/SP, conhecida como a capital Mariana da fé, de modo a pagar promessas e prestar homenagens à santa. Neste texto, conheça 7 curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida!
A devoção do povo brasileiro por Nossa Senhora Aparecida, com o passar dos anos, tornou-se cada vez maior, à medida que muitas graças e milagres foram sendo alcançados por seus fiéis. Renovemos nossa consagração de filhos e filhas brasileiros a Nossa Senhora, continuemos sendo um povo que busca o amor ao próximo e a construção de um país mais justo, soberano e fraterno para todos.
1. A imagem não foi encontrada em 12 de outubro

Não se sabe ao certo em que dia a imagem foi encontrada pelos pescadores. O máximo que se tem ideia é que, provavelmente, a aparição aconteceu durante a segunda quinzena de outubro, período em que o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais estaria visitando a região, razão da pesca de Felipe, Domingos e João.
Foi baseando-se nesta data que o dia 12 foi escolhido, por aproximação, para celebrar a festa de Nossa Senhora Aparecida, o que aconteceu somente a partir do ano de 1953.
No começo, a sua festa era no Dia da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, já que se trata de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Antes da data atual, a festa também já foi celebrada em 7 de setembro, dia da independência do Brasil, devido à proclamação de Aparecida como Padroeira do Brasil.
2. A imagem do Santuário é a original

O Santuário Nacional de Aparecida garante que é a verdadeira. Por motivos de segurança, o nicho fica protegido por um vidro à prova de balas e está localizado à distância de quatro metros do solo. A imagem da santa só sai do local uma vez ao ano, com exceção das visitas de papas. Continue lendo para descobrir mais curiosidades de Nossa Senhora Aparecida.
Adquira produtos de Nossa Senhora Aparecida
3. O escultor da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Por ser moldada com barro paulista, especialistas acreditam que a imagem foi esculpida por um frei carioca, chamado Agostinho de Jesus, discípulo do artesão português mais famoso da época, o Agostinho da Piedade.
Depois de conhecer essas curiosidades, quer adquirir uma bela imagem de Nossa Senhora Aparecida? Clique aqui.
4. A imagem recebeu a visita dos três últimos papas

Nossa Senhora Aparecida recebeu a visita de três papas ao Santuário Nacional, conforme os registros abaixo:
– João Paulo II: visitou o Santuário Nacional em 4 de julho de 1980. Nessa ocasião, não só Aparecida, mas o Brasil recebia a visita de um Papa pela primeira vez.
– Bento XVI: 27 anos depois, Papa Bento XVI, visitou Aparecida nos dias 12 e 13 de maio de 2007, como parte da programação de sua visita ao Brasil.
– Francisco: A visita mais recente de um papa a Aparecida foi em julho de 2013. Na época recém-eleito Papa, Francisco veio ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e quis dedicar um dia para visitar o Santuário Nacional, para ir, como ele mesmo disse, “à casa da Mãe”.
Quer saber ainda mais sobre a Mãe Aparecida? Confira o material que preparamos especialmente para você: Nossa Senhora Aparecida – A Padroeira do Brasil
5. O manto original era vermelho e branco

Antes de ser proclamada Padroeira do Brasil, a imagem da Santa foi coroada em setembro de 1904 e, com a coroa, ganhou o manto azul. No entanto, segundo o Santuário Nacional, estudos históricos mostram que antes do manto tradicional, a imagem tinha mantos vermelhos e brancos, em referência à Imaculada Conceição. Hoje, a imagem tem o forro da vestimenta trocado uma vez por mês, e pedaços dele são entregues aos fiéis que colaboram com as obras da Igreja.
6. A imagem já foi quebrada em vários pedaços

A imagem de Nossa Senhora Aparecida já foi quebrada em mais de 200 pedaços. Em maio de 1978, um jovem transtornado conseguiu retirar a santa do nicho, na Matriz Basílica, e atirá-la contra o chão. O restauro foi feito pela artista plástica Maria Helena Chartuni, hoje com 71 anos, e levou o período de 33 dias para que todos os seus pedaços fossem reconstruídos com perfeição.
7. Existem dois milagres físicos atribuídos à Santa

Dentre os inúmeros milagres atribuídos à Santa, dois têm seus registros físicos: uma corrente e uma pedra, ambos encontrados no museu do Santuário, onde se vê, em lugar de destaque, as pesadas correntes que traziam cativo o escravo chamado Zacarias.
Zacarias havia fugido da fazenda onde servia, perto da cidade de Curitiba e foi recapturado pelo seu feitor no Vale do Paraíba. No percurso de volta, carregando ele suas pesadas correntes, passaram à capela da Mãe Aparecida. Zacarias pediu então que o deixassem rezar aos pés da imagem, no que foi atendido. Enquanto ele rezava, as correntes caíram à sua volta, sem que ninguém as tocasse e sem que se abrissem as argolas.
O feitor, vendo aquele prodígio, também caiu de joelhos, maravilhado, com o fato e, profundamente tocado, concedendo no mesmo instante a liberdade do escravo.
Também no museu, está exposta uma pedra com impressionantes marcas de ferradura. Estas eram do cavalo de um fazendeiro da região que, zombando da fé dos romeiros que visitavam a Padroeira, planejou perturbar aquela devoção de maneira estrondosa.
Assim, certo dia, ao passar a cavalo perto da basílica velha, viu suas portas abertas e, sem mais pensar, esporeou seu animal, incitando-o a galgar a escadaria que dava acesso ao interior do templo. Mas, ao colocar as patas nos primeiros degraus, o cavalo estancou e ficou preso, sem conseguir se mexer. No ímpeto da freada, o cavaleiro foi ao chão, mais confuso e machucado no seu orgulho do que no corpo caído ao solo.
Ferido na sua soberba e impiedade, e vendo que o seu animal não conseguia se mexer, o cavaleiro arrependido entrou na igreja, ajoelhou-se aos pés da Mãe Aparecida e pediu perdão por sua falta de fé. Na mesma hora, ouviu o cavalo relinchar, liberto dos degraus da escadaria. \
A surpresa e o encanto de todos que presenciaram o fato foram ainda maiores quando notaram que as marcas das ferraduras ficaram para sempre impressas na pedra, testemunhando aquele milagre da Padroeira.
E aí, você já conhecia essas curiosidades de Nossa Senhora Aparecida? Conta pra gente o que achou!
Leia também:
Presentes e lembranças para devotos de Nossa Senhora Aparecida
Tudo sobre Nossa Senhora de Fátima
24 de agosto de 2022 @ 17:31
Participei de uma cerimônia de N.Sra num curso de Psicologia pós graduação onde rezamos para N.Sra Aparecida agradecendo ter conseguido a graça de terminar o curso .Era noite estrelada e de repente vi no céu ,Ela entre as estrelas apontando para muitos escravos que necessitavam ser libertados.Ela abria os portões e eles saiam chorando de felicidade e agradecimento.A mensagem dela era:Libertem todos os sofredores perdoando-os em nome de Jesus !
24 de agosto de 2022 @ 17:34
Jamais senti algo parecido em toda a minha vida !
9 de setembro de 2022 @ 04:11
Não conhecia essas histórias que incríveis e maravilhosos relatos do nosso Brasil. !
10 de outubro de 2022 @ 09:57
Achei importante. Não conhecia nenhuma dessas revelações.
12 de outubro de 2022 @ 14:09
Adorei conhecer mehlor alguns milagre da nossa mãe Aparecida
12 de outubro de 2022 @ 18:47
EU ADORO TUDO SOBRE NOSSA SENHORA APARECIDA , SOU DEVOTO A MUITOS ANOS E CONTRIBUO MENSALMENTE ,MAS NÃO FAÇO PARTE DOS DEVOTOS POIS NÃO COMO SER
8 de novembro de 2022 @ 07:39
Achei muito interessante, por que além de nossa padroeira ela é uma santa que eu sou muito devoto!❤️❤️❤️
7 de fevereiro de 2024 @ 23:54
Sou a Amanda Da Silva, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.