Santo Antônio, São João e São Pedro: história dos santos juninos e imagens para a sua loja católica
Chega o mês de junho no Brasil e, com ele, um clima de festa em todas as regiões! Apesar do frio comum na maioria dos lugares nesta época do ano, é uma tradição vestir trajes típicos e, em volta de uma fogueira, cantar, dançar e se deliciar com os pratos característicos. É a Festa Junina que entra em cena nas paróquias, comunidades e grupos católicos para celebrar a memória dos santos juninos.
Santo Antônio, São João e São Pedro são devoções bastante populares e aproveitar essas datas para movimentar a sua loja católica em vendas tornará suas comemorações, sem dúvidas, ainda melhores!
Continue a leitura e conheça melhor a história de cada um desses santos e quais são os produtos que você pode adquirir para os seus clientes!
A origem da Festa Junina
Além de muita diversão, a Festa Junina tem origem católica e é sinal de muita devoção aos santos celebrados neste importante período do calendário da Igreja. Mas, antes de assumir sua forma cristã, elas surgiram no hemisfério norte, onde festejava-se em junho o solstício de verão, como forma de comemorar o início das colheitas.
Com a expansão do cristianismo, elas foram ganhando novo significado e nova roupagem, tornando-se a celebração de São João, chamada de Festa Joanina e, posteriormente, Junina (de junho). Nela, Santo Antônio e São Pedro passarem a ser também celebrados.
Santo Antônio

Protetor dos casamentos e dos pobres, Santo Antônio é o santo dos milagres, e fez muitos deles ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos doentes ficavam curados e eram convertidos pelo fervor da suas palavras e a habilidade em conhecer as Sagradas Escrituras.
Fernando, nome de batismo do santo, era natural da cidade de Lisboa e, quando jovem, foi destinado à carreira militar. Ele, no entanto, não se encontrava contente com o seu ofício e então decidiu fugir para um convento em Coimbra, onde foi ordenado sacerdote. Anos depois sentiu o chamado missionário na África ecoar no seu coração e acabou entrando para a Ordem Franciscana, quando mudou oficialmente o seu nome para Antônio.
Aconteceram tantos milagres após sua morte que, onze meses depois, ele foi beatificado e canonizado, seu caminho de santidade foi um dos mais rápidos que já existiu! Além disso, conta-se que a sua língua estava intacta quando o seu corpo foi exumado, São Boaventura estava presente nessa ocasião e atestou que isso era prova de que sua pregação era inspirada pelo Espírito Santo de Deus.
Celebrado no dia 13 e com uma vida cheia de história inspiradoras, entre elas, a aparição do Menino Jesus em seus braços certa vez quando estava recolhido em oração, é famoso, principalmente, por ser o “santo casamenteiro”, isso porque o santo sempre auxiliava na arrecadação de doações de dotes para as pobres moças noivas que pediam o seu amparo.
Seus clientes são devotos de Santo Antônio? Então aproveite para diversificar o seu estoque e recheá-lo de lindas opções!
São João

São João também faz parte dos santos juninos. É padroeiro dos hoteleiros, hóspedes e prisioneiros, protetor dos casados e enfermos. Sua memória é celebrada no dia 24 de junho e a própria vida do santo é considerada um milagre.
Fruto de uma gravidez tardia de Santa Isabel, prima da Virgem Maria, e São Zacarias, São João Batista foi escolhido por Deus para ser o maior dos profetas, aquele que apresentou, purificou e introduziu o Filho e Cordeiro de Deus, preparando seus caminhos e convidando ao arrependimento e à conversão. Foi ele quem batizou Nosso Senhor e estremeceu no ventre de sua mãe quando Nossa Senhora grávida e cheia do Espírito de Deus veio os visitar e prestar sua ajuda!
São João aparece em vários momentos importantes da história de Jesus, em especial, nos primeiros momentos, garanta que ele também esteja presente na sua loja católica!
São Pedro

O nome de nascimento de São Pedro era Simão. Foi o pescador que conheceu Jesus quando ele pediu seu barco para fazer uma pregação a uma multidão de pessoas.
Pedro, seguindo Jesus, assumiu um importante papel na missão de “cristianizar”. Enquanto Jesus se encontrava fisicamente entre o povo, Pedro acompanhou vários de Seus milagres. Foi colocado em função de importância dentro da comunidade cristã e recebeu uma proximidade tão grande com o Mestre que quando este ressurgiu depois de Sua morte, ele foi o primeiro a vê-lo.
O santo é considerado o primeiro Papa e príncipe dos apóstolos. Conta a história que Pedro negou Cristo três vezes na hora da Paixão, mas se arrependeu e chegou até, anos depois, pedir para ser crucificado de cabeça para baixo, já que não se julgava digno de morrer igual ao seu Mestre. Ele é o guardião das chaves do Céu e é considerado o padroeiro dos pedreiros, pescadores e porteiros, além de guardião da chuva. Seu dia é celebrado em 29 de junho, juntamente com São Paulo, Apóstolo, e a comemoração do dia do Papa.
Não há católico que não tenha um carinho especial por São Pedro, pastor da nossa Igreja e firme rocha para recorrer em nossos desafios do dia a dia. Programe-se para disponibilizar produtos devocionais desse santo em sua loja católica!
E aí, o que achou da história sobre os santos juninos? E dos nossos produtos de Santo Antônio, São João e São Pedro? Acesse nosso site e aproveite para fazer um pedido reforçado para abastecer o seu estoque!
Acesse: www.lvartigosreligiosos.com.br
16 de fevereiro de 2024 @ 16:00
otimo