Quaresma: como se preparar para este período?
A Quaresma é um tempo importante para a fé católica. Os 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos, são um período marcado pela fé e pela busca da conversão.
Jesus veio ao mundo e se entregou na cruz possibilitando assim a remissão dos pecados de toda a humanidade. Por isso, a Quaresma é a oportunidade para rever nossas atitudes, procurando uma vida mais santa, que nos aproxime de Cristo. É um tempo de preparar o nosso coração para a Ressurreição do Senhor.
Mas, de que forma é possível viver este tempo quaresmal? Você se sente preparado para tudo isso? Então, acompanhe neste post, algumas dicas de como se preparar para a Quaresma.
Oração durante a Quaresma
O primeiro ponto a ser observado é a oração. Antes de tudo, por meio dela, é possível pedir a Deus que ilumine a trajetória desses 40 dias dedicados à Quaresma. Além disso, na oração, rogamos por forças para nos mantermos longe das tentações e do pecado, seguindo firmes nos propósitos estipulados para esse período.
A oração nos aproxima mais de Cristo, que peregrinou 40 dias no deserto em preparação para sua missão. Assim, também nós, iniciamos na Quaresma uma caminhada rumo à Páscoa do Senhor. Para chegarmos a ela com o coração realmente preparado para receber Jesus Ressuscitado, precisamos intensificar essa prática.
Reflexão no tempo Quaresmal
Se a Quaresma é tempo de conversão, assim, refletir sobre nossas atitudes também é uma etapa importante da preparação para vivenciá-la. Meditar a Palavra de Deus ajuda nesse processo. Por meio disso, podemos nos questionar: estou realmente vivendo conforme os preceitos do Senhor? De que maneira posso aproximar minhas ações do que Cristo espera de mim?
Todas essas questões devem fazer parte de uma reflexão profunda sobre as nossas vidas e a nossa fé. Desse modo, a partir delas, poderemos, com a ajuda do Senhor, nos transformarmos por Cristo e Sua Páscoa.
Propósito da Quaresma
A Quaresma também é um convite para viver um propósito. Mais do que isso, praticar o jejum e a abstinência, orientados pela Igreja, nos lembra que podemos nos abster de tudo que nos afasta de Deus e nos aproxima do pecado.
Dessa forma, escolher cortar ou diminuir hábitos prejudiciais, propor-se a não praticar ações que fazem mal para si e para o outro ou, ainda, fazer um gesto concreto de caridade durante esse período são formas de viver verdadeiramente um propósito durante a Quaresma.
Gostou das dicas? Então, não deixe de pensar em como colocá-las em prática para bem viver o tempo da Quaresma. Para mais conteúdos, continue acompanhando o nosso blog. Clique aqui!
Acompanhe-nos também nas redes sociais!
▶ @lv.artigosreligiosos no Instagram e Facebook
▶ www.lvartigosreligiosos.com.br