7 curiosidades sobre o terço católico
Antes de falar sobre o terço católico, é preciso lembrar a história do Rosário, que passou por diversas alterações até atingir a forma que conhecemos hoje. Se você tem curiosidades sobre o terço, está no lugar certo, pois irá conhecer ainda mais sobre essa bela oração.
Atualmente, ele é composto por terços com 50 pequenas contas: as Ave-Marias, intercaladas por cinco grandes contas: os Pais-Nossos. Sua origem remete à recitação dos 150 salmos bíblicos. Pela dificuldade dos fiéis em decorá-los, estes foram substituídos por 150 Ave-Marias, que eram rezados (e contados) com 150 pedrinhas numa bolsa de couro e, mais tarde, com 150 nós em um cordão.
Mas como tudo começou?
A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual no ano de 1214, como um milagre. A Virgem Maria apareceu a São Domingos e o entregou como uma arma poderosa para a conversão das pessoas daquele tempo. Assim, ele espalhou a devoção, principalmente entre os fiéis católicos que não sabiam ler e queriam, de alguma maneira, imitar os monges que recitavam os 150 salmos da Bíblia.
Depois de um tempo, porém, o Rosário perdeu sua força entre os católicos. Nossa Senhora, então, fez uma nova aparição para avivá-lo. Ela surgiu em frente ao beato Alano de Rupe (1428-1475), também da ordem de São Domingos que, inspirado pela Mãe de Deus, criou as agrupações de 50 Ave-Marias, conhecidas como Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Acrescentou, também, o Pai-Nosso no início de cada dezena.
Agora que ficou claro que ele faz parte do Rosário, há algumas curiosidades sobre o terço que talvez você não saiba. Neste post, separamos 7 para lhe mostrar. Confira!
1. Qual é a diferença entre o Rosário e o terço?
O terço é um conjunto de mistérios: os gozosos, os dolorosos e os gloriosos. Em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou mais um conjunto a ele: os chamados, mistérios luminosos.
Entretanto, você deve querer saber o que muda do terço para o Rosário? O Rosário é a junção de todos esses mistérios. Quando o rezamos, contemplamos os quatro mistérios existentes. Assim, a oração do Rosário é composta por quatro terços.
2. Os mistérios do terço contemplam a vida de Jesus
Ainda que seja uma oração mariana, uma das curiosidades sobre o terço é que, ele se trata de uma oração cristocêntrica, ou seja, tem por centro os mistérios da vida de Jesus, veja abaixo quais são os 5 conjuntos de mistérios de cada terço, que formam o Rosário.

- Mistérios gozosos: lembram a encarnação e a infância de Jesus Cristo.
- Mistérios luminosos: lembram a vida e a missão do Filho de Deus.
- Mistérios dolorosos: lembram a paixão e a morte de Jesus.
- Mistérios gloriosos: lembram a ressurreição e a continuação da missão de Jesus pela ação do Espírito Santo na vida da Igreja.
3. O terço católico e os dias da semana
Como o Rosário é uma oração muito grande, ele foi subdividido em quatro partes, chamadas terços. Desse modo, ao longo da semana você pode distribuir cada terço, e, assim, durante os sete dias você terá rezado ainda mais que um Rosário.
- Segunda-feira e sábado – Mistérios gozosos
- Terça e sexta-feira – Mistérios dolorosos
- Quinta-feira – Mistérios luminosos
- Quarta-feira e domingo – Mistérios gloriosos
Leia também:
4. O terço e as aparições de Nossa Senhora

Em suas aparições, Nossa Senhora pediu que todos rezassem a oração do terço. Ela prometeu paz e muitas outras graças mediante essa prece, se feita com o coração.
Um exemplo, ocorreu na aparição em Fátima, no ano de 1917, quando a Mãe de Jesus pediu à Irmã Lúcia que rezasse o Santo Terço pelo fim da Primeira Guerra Mundial. Que saber outras curiosidades sobre o terço católico? Continue lendo esse post.
5. A relação das promessas de Nossa Senhora com o terço católico
Força, proteção e paz. Ao rezar o terço, alcançamos graças diante de Maria e de Deus. Basta lembrar das promessas que Nossa Senhora fez a São Domingos de Gusmão para quem o rezasse:
1- Prometo minha proteção e as maiores graças;
2- Aqueles que rezarem com muita fé em vida, na hora de sua morte, encontrarão a luz de Deus e a plenitude da sua graça;
3- As crianças devotas do terço serão merecedoras de um alto grau de glória no céu;
4- Obterão tudo o que pedirem, mediante esta oração;
5- Os que propagarem esta devoção serão assistidos por mim em suas necessidades;
6- Os que acudirem a mim ao rezá-lo, terão como intercessora toda a corte celeste durante a vida e na hora da morte.
Leia outros textos edificantes:
Tudo sobre Nossa Senhora de Fátima
Conheça mais sobre a devoção a Nossa Senhora das Graças
6. Existem diversos tipos de terços católicos
Não se sabe bem ao certo o número, mas são diversos os tipos de terços católicos. Existe o terço da libertação, do amor, do perdão, do agradecimento, da misericórdia, da providência, a missionários, ao Imaculado Coração de Maria, ao Sagrado Coração de Jesus, entre outros. Todos com um objetivo em comum: nos tornar mais próximos de Nossa Senhora e de Jesus.
“A oração do terço nos permite fixar o olhar e o coração em Jesus, como sua Mãe, modelo insuperável da contemplação do Filho“, disse Bento XVI em 12 de maio de 2010, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. “Ao meditarmos os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos ao longo das Ave-Marias, contemplamos todo o mistério de Jesus, desde a Encarnação até a Cruz e a glória da Ressurreição; contemplamos a participação íntima de Maria neste mistério e a nossa vida em Cristo hoje, também ela tecida de momentos de alegria e de dor, de sombras e de luz, de trepidação e de esperança”, completou.
7. Por que um terço específico para os homens?

Os grupos do Terço dos Homens têm crescido muito nos últimos anos. No Brasil, o ele foi criado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, atual cidade de Itabi, em Sergipe.
No Movimento de Schoenstatt, o Terço dos Homens começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo, que rezava o terço na rua. Pouco tempo depois, sob a orientação do Pe. Américo Vasconcelos, salesiano, e pelo zelo de Oneida Araújo da Silva, surgiu em 5 de março de 1997 o primeiro grupo do Terço dos Homens a nível paroquial, na capela de Nossa Senhora do Livramento, hoje transformada em Santuário Paroquial, em Jaboatão dos Guararapes (PE).
Tempos depois, o Pe. José Pontes conheceu a realidade da paróquia, onde um grupo de homens rezava o terço. O sacerdote decidiu implantá-la no Santuário da Nova Evangelização, em Olinda (PE). Foi, então, que o Terço dos Homens teve a sua grande valorização.
Pe. Miguel Lencastre também foi um dos grandes incentivadores. Partiu dele a iniciativa de criar a sigla THMR – Terço dos Homens Mãe Rainha, identificando em seus grupos as particularidades do Movimento de Schoenstatt.
A partir de 2008, começaram as romarias do grupo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que deram extraordinário impulso ao movimento.
Até os dias de hoje, o Terço dos Homens continua crescendo em todo o país, aqueles do Movimento da Mãe Rainha e de muitas outras iniciativas independentes. Esta devoção mariana se tornou visível na Igreja, bem como seus frutos de conversão e de santificação abundantes.
Gostou de conhecer as curiosidades sobre o terço?
Gostou deste conteúdo? Adquira seu terço na Lírio do Vale Artigos Religiosos e comece a transformar a sua vida também por meio desta poderosa oração!
Quer ler mais? Veja outros conteúdos que podem lhe interessar:
Terços católicos e seus significados: conheça
Dez presentes para um devoto de Nossa Senhora Aparecida
4 de fevereiro de 2020 @ 21:14
Gostaria de parabeniza los por mais esse lindo estudo e incentivo. Que Deus os abençoe grandemente e que a Mãe de Deus, Rainha da Paz, traga paz aos vossos corações e interceda por vocês sempre para continuarem esse trabalho lindo e abençoado. A paz!
2 de dezembro de 2024 @ 21:00
Parabéns, conteúdo informativo e bem completo. Eu sou Católica desde nascimento. Sempre ouvir falar sobre O Terço, Rosário. Mas sempre quis saber mais.
Hoje tive essa informação. Parabéns!!
25 de fevereiro de 2020 @ 11:49
Sim bom conteúdo inclusive para divulgação nas pastorais de igrejas. Se puder me enviar eu vou divulgar aqui.
14 de março de 2020 @ 12:44
Paz e bem , obrigada pelo o conteúdo belíssimo que vocês me enviaram amei ,de grande valor para o grupo onde estou trabalhando. Deus abençoe voces grandemente. Boa tarde.
Imagens de santos para a sua paróquia - Blog Lírio do Vale Artigos Religiosos
29 de julho de 2020 @ 08:40
[…] 7 curiosidades sobre o terço católico […]
20 de agosto de 2020 @ 08:42
Bom dia
Muito obrigada eu tinha dúvidas sobre o terço e vcs me ajudaram .
Estou anciosa pra receber meus pedidos
Deus os abençoe
15 de março de 2023 @ 08:46
Gostei muito desse conteúdo .Tirou -me algumas dúvidas que eu timha.Agora vou repassar essas informações ao meu grupo da igreja. Para as pessoas , que ainda hoje , não reza o terço.
Obrigada .
31 de outubro de 2021 @ 13:55
Boa tarde
SALVE MARIA .
Conheci hoje sua loja e fiquei impressionada,quanta coisa linda.
Amei a explicação sobre o Rosário e o terço.
Quero felicita_los.
É de suma importância que o povo católico conheça mais sobre o assunto e pratique a devoção.
PAZ E BEM.
29 de março de 2022 @ 14:07
Show, gratidão pelo conteúdo. Iremos utilizar em nosso grupo de jovens EJC para entendimento maior do amor de Deus e Nossa Senhora.
Gratidão – ajudou muito, muito, muito!
17 de janeiro de 2023 @ 22:18
Excelente conteúdo. Curiosidades interessantes para contar para as crianças da catequese.
15 de fevereiro de 2023 @ 16:21
BOA TARDE PAZ E BEM, obrigado pelo conteudo maravilhoso sobre como surgiu o terço , deu uma esquecida mas a nossa senhora deu um impulso na aparição pedindo para que nao fique no esquecimento, precisamos nos não cansar de rezar o terço, no mundo de hoje nossos governantes não se entendam, guerra entre os paises russia e ucrania gente passando fome, só nos resta rezar, e pedir pela paz, não ter-mos preguiça de colocar nossos joelhos no chão
19 de março de 2023 @ 08:07
Muito interessante, rezo sempre sem saber tudo isso, obrigado
27 de abril de 2023 @ 19:44
Nossa q maravilha , eu tenho o costume de rezar o terço todos os dias mais fiquei sabendo coisas q nunca imaginei q era tão importante rezar o terço , foi muito gratificante essa leitura muito obrigada Deus abençoe vcs por dividirem com Bosco suas sabedorias , Deus esteja com vcs Amém 🙌🙏🙏
5 de junho de 2023 @ 19:41
Toda notícia, todo fato sobre N Sra é sempre motivo de alegria, pelo fato DELA ser a mãe de JESUS e conceder tantos milagres a todos que recorrem a ELA.
5 de outubro de 2023 @ 16:51
Parabéns, pela iniciativa do conteúdo.
4 de dezembro de 2023 @ 21:48
Gostaria de parabenizar por esse excelente explicação sobre o Santo Terço! Que conteúdo edificante e maravilhoso!! Eu tenho 32 anos e sou católico e sempre tive vontade de rezar o terço, sempre achei linda essa devoção e estava pesquisando sobre como rezá-lo. Muito obrigado pelo texto e conteúdo. Como certeza, rezarei com todo amor e respeito. Viva Jesus Salve Rainha Imaculada.
9 de março de 2024 @ 06:07
Participo do Terço dos Homens desde o dia 8 de Setembro de 2002, data que nos reunimos pela primeira vez para rezamos o Terço, desde então Formamos o Grupo e a partir daí o Grupo só cresceu, visitamos muitas Paróquias e Capelas em Nossa Diocese levando essa mensagem se criaram muitos Grupos pela Região.
Graças a Deus agradecemos todos os dias por termos recebido essa missão que iremos carregar até o dia que nós for permitido.
9 de janeiro de 2025 @ 21:48
Puxa vida.Parabéns pela explicacao ficou fácil de entender a diferença do Rosário e do terço. Obrigado
11 de janeiro de 2025 @ 09:40
Como é bom falar sobre Deus, como e maravilhoso procurar estar junto a ele, o poder de Deus é tão grande e tudo em nossas vidas