Saiba como administrar o caixa da paróquia
Fazer a gestão de uma paróquia está longe de ser uma tarefa fácil. Para se manter na ativa e se sustentar, ela depende de recursos arrecadados pelas doações dos fiéis da comunidade, especialmente por meio do dízimo.
Por esse motivo, a responsabilidade de administrar o dinheiro disponível em caixa de uma instituição religiosa é um grande desafio, pois envolve muitos esforços para arrecadar e muita dedicação para administrar.
A seguir, veja nossas dicas para uma boa administração financeira na sua paróquia!
Conheça bem as contas da paróquia

Um dos primeiros passos para realizar uma boa gestão do caixa da paróquia diz respeito à organização das contas a pagar. Tendo conhecimento de cada uma delas, bem como seus respectivos prazos de pagamento, não haverá o risco de atrasar boletos por descuido e acabar gerando multas para a igreja.
Estabeleça um planejamento

Como as doações dos dizimistas e demais fiéis da comunidade pode variar bastante entre um mês e outro, é necessário traçar um planejamento financeiro que envolva as contas fixas de determinado período e o rendimento médio resultante da soma de dízimo e outras contribuições. O total desse cálculo dará uma ideia mais clara acerca dos recursos que devem ser mantidos e/ou controlados, dependendo de diferentes cenários.
Seja transparente na prestação de contas

Esse é um ponto fundamental quando estamos falando sobre gestão de uma instituição que depende de doações para continuar fazendo seu trabalho de evangelização. A prestação de contas ajuda a manter a tesouraria na mais perfeita harmonia. Afinal, para prestar contas periodicamente à comunidade, é necessário ter todos os processos devidamente em dia.
Armazene adequadamente os dados

Tão essencial quanto organizar os processos de administração da paróquia é mantê-los corretamente armazenados em algum local seguro. Isso inclui documentos, como comprovantes de pagamento, depósitos, análises de fluxo de caixa, relatórios periódicos etc. Já existem sistemas e softwares com a função de automatizar esses registros para que os esforços humanos se concentrem em outras necessidades. Pesquise uma forma que seja interessante para o cenário da sua paróquia e invista!
Como você viu, administrar o caixa de uma paróquia não é fácil, mas com um pouco de organização e processos definidos, o dia a dia no setor financeiro pode ser bem menos trabalhoso. É hora de colocar as nossas dicas em prática e começar a notar os resultados!