Saiba como dinamizar a vida pastoral na sua paróquia
Uma comunidade inteira a evangelizar, várias ideias para potencializar a vida pastoral e muitas tarefas. Esta é a realidade de uma paróquia. O desafio é lidar com essas questões em meio à falta de recursos, dificuldade de organização dos trabalhos e uma sociedade em constante transformação. É nessa última questão, no entanto, que podemos encontrar a solução para muitos problemas da comunidade.
As distrações tecnológicas são, por vezes, encaradas como um dos elementos que levam ao afastamento da Igreja. O mesmo ocorre em relação ao mundo corporativo, que exige cada vez mais energia dos pais e mães de família de nossas comunidades. Ocorre que, se bem utilizados, os recursos digitais e as práticas corporativas são valiosas formas de dinamizar a vida pastoral e contribuir para a evangelização em uma velocidade nunca vista. Continue a leitura e saiba como!
Aumente a arrecadação

Sabemos que os recursos financeiros e humanos são prerrogativas para garantir a continuidade da vida pastoral. Dinamizar e potencializar a evangelização exige profissionalização, não no sentido comercial, mas de fazer as coisas da melhor forma possível. Essa é uma grande responsabilidade, que cabe à Pastoral do Dízimo, mas, que deve ser assumida pela comunidade como um todo.
A maior parte desse desafio está em abrir o coração dos paroquianos para a importância do dízimo na vida do cristão e de sua comunidade. É preciso desmistificar a arrecadação financeira, encarando-a como uma possibilidade concreta de colocar em prática novas estruturas, ferramentas e métodos a serviço da evangelização.
Para se aprofundar nesse item, indicamos também que você conheça a Servo Fiel, uma empresa de tecnologia que oferece soluções para automatizar processos administrativos, entregando clareza e segurança para os dizimistas, além de possibilitar que o tempo de esforço humano seja investido muito mais nas relações com os fiéis. Clique aqui!
Planejamento x resultado

Toda empresa sabe que um bom planejamento estratégico é essencial para organizar os trabalhos. Na paróquia, não pode ser diferente. É muito comum as lideranças paroquiais estarem tão imersas em tarefas que não conseguem pensar em como otimizar seus processos.
Parar, respirar, pensar em conjunto e planejar nunca é perder tempo. Isso pode ajudar muito a vida pastoral. Grande parte do trabalho é conhecer a comunidade, suas características próprias, identificar os desafios, traçar objetivos claros e realizáveis, dar prazo, definir responsáveis e saber delegar.
Este planejamento pode ser feito por um coletivo de lideranças. Por exemplo, pároco, vigários e diáconos (caso tenha), coordenador do Conselho de Pastoral Paroquial, representantes das pastorais e movimentos, entre outras lideranças da comunidade. Caso exista a necessidade, não é exagero pedir que o processo seja organizado por um voluntário especializado, mesmo que convidado de outra comunidade, ou por um profissional em planejamentos.
Delegue as funções

Após definir os objetivos, saber delegar é essencial. O líder é como um pai, que preocupa-se não apenas com o resultado da tarefa dada, mas com a educação do filho ao longo do processo. Centralizar as responsabilidades não ajuda no bom desempenho do objetivo traçado nem no desenvolvimento da vida pastoral como um todo.
Pode parecer a solução em curto prazo, mas é nocivo para o necessário desenvolvimento de mais lideranças. Todos têm um dom e, saber identificar as características de cada fiel, destinar a ele a tarefa correta e dar liberdade com responsabilidade é característica de um verdadeiro líder.
Durante o tempo de realização dos objetivos traçados e, ao fim desse tempo definido, é preciso avaliar os resultados. Alcançamos nossas metas? Onde erramos e acertamos? Nosso planejamento foi realista? Como podemos melhorar no próximo período? Ter a resposta para tais perguntas é fundamental!
Gostou dessas dicas? Continue acompanhando o nosso blog que, por aqui, continuaremos trazendo conteúdo de valor para a sua paróquia! Ah, e não esqueça de conferir os lançamentos da nossa loja. Clique aqui e acesse!
27 de janeiro de 2022 @ 09:59
Foi uma ótima visita, gostei muito, voltarei assim que
puder..!